Inflação – O termômetro da economia

blog_111

Inflação – O termômetro da economia

Muitos já ouviram falar em Inflação, mas sequer sabem o que é ou ao menos o que significa esse indicador para a economia. Contudo, é um indicador de suma importância e seu entendimento é crucial para entender o andamento da economia do país e até os próximos passos na mudança dos indicadores macroeconômicos, que poderão afetar diretamente os investimentos.

Os índices de inflação podem ser considerados como os termômetros da economia, pois estes medem o equilíbrio entre a oferta de demanda. Desta forma, tem-se uma ideia quais os setores na economia estão com a capacidade produtiva condizente com o consumo.

Quando há um consumo maior que a produção, tem-se uma variação positiva nos índices de inflação. De forma análoga, quando há mais oferta que o consumo, tais índices tendem a variar negativamente.

Os índices de inflação são calculados por meio de uma composição de pesos para os diversos itens básicos mais consumidos pela população, porém cada índice, que é calculado por uma instituição diferente, possui objetivos diferenciados. Alguns foram feitos para medir o avanço dos preços em determinados grupos de consumo, outros monitoram setores da economia, porém o IPCA, que é calculado pelo IBGE, é o índice oficial do país, que reflete o custo de vida para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, nas principais regiões metropolitanas do país.

O investidor deve estar atento a esse importante indicador, pois este é o balizador da política macroeconômica e determina características futuras do consumo, assim como os próximos passos do governo no uso de ferramentas para o controle da inflação, que é a taxa de juros e que irão afetar diretamente o valor dos títulos.

Comentários ( 4 )

Postar uma Resposta