O que é Bolsa de Valores

blog_109

O que é Bolsa de Valores

Quem nunca ouviu falar na tal Bolsa de Valores?  Todos os dias nos deparamos com uma infinidade de noticiários falando sobre este tema, mas afinal o que ela é e o que representa?

As bolsas de valores são locais onde são negociados títulos emitidos por empresas.  De uma forma geral, é o mercado onde são negociadas ações de empresas de capital aberto, sejam elas públicas ou privadas, onde são realizados negócios envolvendo títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros.  Muitos termos não é mesmo?

Para explicar tal questão farei uma analogia para exemplificar.  Imagine um feirão de automóveis, no qual são vendidos autos dos mais variados preços, de acordo com o modelo, ano, estado de conservação e demais qualidades que agreguem seu valor.  Projete este ambiente sendo a Bolsa de Valores, onde ao invés de estar sendo negociados os carros, propriamente dito, estão sendo negociadas ações, aos quais o investidor fará a escolha de acordo com seus padrões de pesquisa e estudo de mercado.

Estas ações as quais me refiro, são a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela.  Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa, sendo assim passa a ter direito aos lucros obtidos, porém levem em consideração que as ações correspondem à milionésima partícula da empresa, ou seja, representam uma porcentagem bem baixa da ação da empresa, no qual o comprador não poderá opinar diretamente nas questões da empresa, ao menos que ele compre uma porcentagem realmente significativa, e entenda esta palavra significativa, como bem significativa mesmo!

Cada bolsa de valores possui seus próprios índices, compostos pelo desempenho das cotações de um número pré-estabelecido de ações de empresas.  As regras para a seleção das ações que formam determinado índice são definidas pela própria bolsa de valores.  A variação destes índices funciona como um termômetro para se avaliar o desempenho médio dos ativos negociados, tendo cada bolsa de valores o dever de repassar aos investidores através dos mais variados meios de comunicação informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações.

A principal bolsa de valores do Brasil é a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), tendo como órgão fiscalizador a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já algumas das principais bolsas de valores do mundo são: NYSE e NASDAQ (Nova Iorque), Tókio (Japão), Frankfurt (Alemanha) e Xangai (China), estando a Bovespa também inserida neste ranking.

Comentários ( 3 )

Postar uma Resposta